Para adicionar uma novo alerta é necessário ter um projeto ativo. No menu de opções selecione “Alertas” para que a lista de alertas e legendas sejam apresentadas na área de trabalho. Clique na aba “Alertas” e em seguida no botão “ + “ para adicionar novo alerta. Após preencher todos os campos utilize o botão “Salvar”. Não é permitido nomes de alertas em duplicidade. Botão “Cancelar” volta à tela anterior sem salvar o alerta. A Figura 4.8 mostra a área de trabalho para adicionar novo alerta. Detalhes de cada campo a seguir.


Figura 4.8 – Módulo de Administração: parâmetros de novo alerta.

Registro de Alerta – Dado Geral:

  • Nome: Defina o nome do alerta. O tamanho máximo do nome é de 100 caracteres.
  • Serviço: Escolha o serviço disponível no botão associado.
  • Ativo: Por padrão um novo alerta estará ativo. Se desejar desativar um alerta desmarque este botão, neste caso o serviço associado a este alerta não será executado.
  • Descrição: Campo não obrigatório para descrição do serviço. O tamanho máximo da senha é de 250 caracteres.
  • Criar Visualização: Marque esta opção se desejar que o alerta seja publicado no módulo de monitoramento. Neste caso as cores dos .
  • Ativo: Por padrão um novo alerta estará ativo. Se desejar desativar um alerta desmarque este botão, neste caso o serviço associado a este alerta não será executado.

Registro de Alerta – Agendamento:

  • Tipo: Escolha tipo “Manual”, “Agendamento” ou “Automático”. Se Manual a visualização só será realizada se o usuário utilizar o botão  Executar na lista de alertas do item desejado ou salvar com opção de executar. Se “Agendamento” preencha os campos abaixo. Se “Automático” dependerá de coleta de um dado dinâmico ou análise ter sido realizada.
  • Unidade de tempo: Escolha um item entre “Segundos, Minutos, Horas e Semanalmente”.
  • Frequência (somente se Unidade de tempo for Segundos, Minutos, Horas): Digite um valor de um número inteiro ou fracionado.
  • Tempo Inicial (somente se Unidade de tempo for Segundos, Minutos, Horas): Clique no campo para escolher o valor de hora, minuto e segundo que será utilizado como referência para executar a visualização.
  • Agendamento (somente se Unidade de tempo for Semanalmente): escolha uma das opções entre “Domingo, Segunda-feira, Terça-feira, Quarta-feira, Quinta-Feira, Sexta-feira e Sábado”
  • Hora (somente se Unidade de tempo for Semanalmente): clique no campo para escolher o valor de hora, minuto e segundo que será executada a visualização.

Registro de Alerta – Série de Dados:

  • Série de Dados: Escolha o dado dinâmico matricial ou resultado de uma análise.
  • Atributo da Legenda (somente se análise de PCD ou objeto Monitorado): Digite o nome do atributo que foi utilizado para armazenar o resultado de algum cálculo de uma análise com PCD ou Objeto Monitorado. Deve ser o mesmo nome utilizado com o utilitário “add_value” no modelo de análise.
  • Banda da Legenda (somente se dado matricial dinâmico ou resultado de análise com grades): Digite o número da banda do dado matricial. Lembre-se a primeira banda é a de número 0.

Registro de Alerta – Nível da Legenda

Nesta seção poderá escolher uma legenda definida no procedimento acima, podendo alterar uma legenda escolhida ou ainda criar uma nova legenda para o alerta corrente que estará disponível para outros alertas. Os mesmos procedimentos a seguir estão disponíveis na aba “Alertas” descrita acima.

  • Legendas: Escolha uma legenda previamente definida ou use a opção “Nova Legenda” para preencher os campos abaixo.
  • Nome da Legenda: Defina o nome da legenda. O tamanho máximo do nome é de 100 caracteres. Não é permitido nomes em duplicidade.
  • Descrição da Legenda: Campo não obrigatório para descrição da legenda. O tamanho máximo da senha é de 250 caracteres.
  • Nome do Nível Padrão: O nível “Default” não tem valor associado pois é utilizado para valores fora do intervalo dos demais níveis.
  • Nome do Nível: Defina o nome do primeiro nível de menor criticidade.
  • Valor da Legenda: Defina o valor da legenda do primeiro nível. Este valor abrange os valores menores ou iguais ( < = ) em relação ao atributo da legenda (se o alerta for a partir de uma análise por objeto monitorado) ou da banda da legenda (se dado matricial dinâmico ou resultado de análise do tipo Grade)
  • Novo Nível: Clique no botão para adicionar novo nível. Preencha os campos de Nome do Nível e Valor da Legenda na ordem crescente de criticidade. Este novo valor abrange os valores maiores ( > ) e menores ou iguais ( < = ) em relação ao atributo ou banda da legenda.

Nota: Adicione quantos níveis da legenda de alerta for utilizar. É obrigatório o preenchimento do Nome do Nível e Valor da Legenda sempre de forma crescente. Valores do atributo ou da banda da legenda acima do último nível informado serão incluídos no valor padrão (“Default”).

  • Cor (somente se selecionada opção “Criar Visualização” acima): Para cada item da legenda clique para escolher uma cor. A cor definia será armazenada para cada alerta criado.


Registro de Alerta – Reportar

  • Título: Defina o título a ser incluído no relatório a ser enviado e por email assim como no PDF criado. O tamanho máximo do nome é de 100 caracteres.
  • Descrição: Campo não obrigatório para descrição do serviço. O tamanho máximo da senha é de 250 caracteres.