A Figura 3.32 mostra a área de trabalho utilizada para se definir uma análise baseada em PCD. Nesta interface deve-se definir um nome único para este tipo de análise, quais planos de entrada serão utilizados (NAO OBRIGATORIO), a programação para execução de análises, e do modelo de análise escrito em Python. Descrevemos a seguir cada um dos campos dessa interface.


Figura 3.32– Análise com base em dados de PCD.

Registro de Análise – Dado Geral:

  • Nome: Defina o nome da análise (campo obrigatório). O tamanho máximo do nome é de 100 caracteres. Não é permitido nomes duplicados.
  • Tipo: Escolha o tipo “PCD”. A opção “Grade” está descrita no item correspondente. e “Objeto Monitorado” no item correspondente. IMPORTANTE: Após salvar a análise o tipo não poderá ser alterado.
  • Descrição: Campo não obrigatório para descrição da análise. O tamanho máximo do texto é de 250 caracteres.
  • Serviço: Escolha o serviço de análise que estará associado a cada análise. Se necessário adicionar novos serviços de análise (local ou remoto) consulte item Serviços.
  • Ativo: Botão ativo executará a análise de acordo com a programação (ver abaixo) definida para a análise. Se o botão estiver desmarcado a análise não será executada. Uma análise que não esteja ativa poderá ser executada apenas manualmente pelo botão  “Executar” disponível na lista de análises da área de trabalho.

Registro de Análise – Armazenar

Utilize os parâmetros desta seção para definir o local de armazenamento dos dados. No caso de uma análise baseada em PCD, será solicitado o nome de uma tabela de banco de dados.

  • Formato de saída: Para este tipo de análise apenas a opção “Análise de Objeto Monitorado” encontra-se disponível.
  • Nome da tabela: Digite o nome da tabela a ser criada para armazenar os resultados. Esta tabela tem um relacionamento de “n” para “1” com a tabela de localização das PCDs. Em outras palavras, toda vez que a análise for executada será armazenado data/hora e resultados dos cálculos para cada PCD.


Registro de Análise – Armazenar - Agendamento

Nesta seção o usuário deve definir quando será executada a análise.

  • Tipo: Escolha tipo “Manual”, “Agendamento”, “Reprocessamento de dados históricos”, ou “Automático”. Se Manual a execução da análise só será realizada se o usuário utilizar o botão Executar no item da lista de análises que desejar, ou ainda em “Salvar e executar” da análise aberta. Se “Agendamento” ou “Reprocessamento de dados históricos” preencha os campos abaixo. Se “Automático” dependerá da chegada de qualquer dos dados dinâmicos que uma análise utilizar.
  • Data Inicial (somente se Tipo for “Reprocessamento de dados históricos”): Clique no campo para escolher a data e hora que será utilizada para início do reprocessamento.
  • Data Final (somente se Tipo for “Reprocessamento de dados históricos”): Clique no campo para escolher a data e hora que será utilizada para fim do reprocessamento.
  • Unidade de tempo: Escolha um item entre “Segundos, Minutos, Horas e Semanalmente”.
  • Frequência (somente se Unidade de tempo for Segundos, Minutos, Horas): Digite um valor de um número inteiro.
  • Tempo Inicial (somente se Unidade de tempo for Segundos, Minutos, Horas): Clique no campo para escolher o valor de hora, minuto e segundo que será utilizado como referência para executar a análise.
  • Agendamento (somente se Unidade de tempo for Semanalmente): escolha uma das opções entre “Domingo, Segunda-feira, Terça-feira, Quarta-feira, Quinta-Feira, Sexta-feira e Sábado”
  • Hora (somente se Unidade de tempo for Semanalmente): clique no campo para escolher o valor de hora, minuto e segundo que será executada para iniciar a análise.

Registro de Análise – Série de Dados PCD

Nesta seção o usuário deve escolher qual será a série de dados dinâmicos de PCD previamente cadastrada (veja como cadastrar um dado de PCD).

  • Série de Dados: Escolha um dado dinâmico de PCD previamente cadastrado como dado dinâmico.

Registro de Análise – Dado Adicional

Além dos dados dinâmicos da própria PCD, nesta seção o usuário pode escolher qual ou quais dados estáticos (matriciais), dinâmicos (matriciais), ou resultado de análises (Grades e Objetos monitorados)  serão cruzados (ou sobrepostos espacialmente) com as geometrias das PCD´s.

  • + : Clique no botão para selecionar um dado estático ou dinâmico na janela que será apresentada.
    • Dado Estático  : Clique para abrir a lista de dados estáticos a escolher. Note que uma vez escolhido o mesmo será retirado dessa lista. A lista de dados escolhidos fica disponível na área de trabalho.
    • Dado Dinâmico  : Clique para abrir a lista de dados dinâmicos a escolher. Note que uma vez escolhido o mesmo será retirado dessa lista. A lista de dados escolhidos fica disponível na área de trabalho.
    • “Adicionar ”: Inclui o dado na lista.

Após a inclusão de um dado na lista, o campo de pseudônimo pode ser alterado. Use o botão “Remover” para excluir um dado da lista (Figura 3.33).

  • Pseudônimo: Ao escolher um dado a lista automaticamente mostra o nome e o pseudônimo com mesmo conteúdo. Clique no campo correspondente que deseja alterar. Nas regras de análise serão estes pseudônimos que deverão ser utilizados pelo operadores.


Figura 3.33 – Módulo de Administração: Análise – Lista de Dados Adicionais

Registro de Análise – Programa

Nesta seção o usuário deve editar o programa de análise. A edição do programa utiliza a linguagem Python e portanto, siga rigorosamente a sintaxe do comando definidos para esta linguagem. Além dos comandos e funções de Python você pode utilizar os utilitários e os operadores zonais criados especialmente para a plataforma TerraMA2.

Para facilitar a edição do programa, botões na parte inferior da janela possibilitam escolher atalhos de alguns itens específicos. Ao escolher um item entre os botões disponíveis, o conteúdo será incluído na posição em que estiver o cursor. Os atalhos disponíveis são:

- Atalho para os utilitários da plataforma, tais como “buffer” a ser aplicado em geometrias do objeto monitorado, unidades de distância, tempo, “add_value”, “get_value” e “get_date”.

- Atalho para os operadores que trabalham com dados dinâmicos de PCD.  Além do grupo de operadores que atuam com a série de dados para este tipo de análises, o grupo de operadores que consideram esta série de dados como objeto monitorado sobre outros conjuntos de dados dinâmicos também do tipo PCD.

- Atalho para os operadores que trabalham com dados dinâmicos de matrizes.

- Atalho para os operadores que trabalham com dados dinâmicos de ocorrências.

- Atalho para algumas funções, operadores e comandos de Python.


Após editar o programa, poderá utilizar o botão “Validar” para identificar se há erros de sintaxe nos comando, funções e operadores utilizados. O botão “Salvar e executar” grava as últimas alterações e executa a análise mesmo que esta esteja inativa. Se desejar apenas gravar as alterações clique na seta do botão e escolha “Salvar”.

Importante: O programa de análise definido pelo usuário é executado individualmente para cada PCD da série de dados. É obrigatório que o programa faça uso pelo menos uma vez do utilitário “add_value”.