Alertas
Os alertas são utilizados para publicar dados dinâmicos matriciais e dados dinâmicos resultado de análises, isto é, análises baseadas em objeto monitorado, PCD e Grades. Resumidamente, temos que:
- Nome de alerta é único para cada projeto do TerraMA2 e estará disponível no ítem correspondente a alertas no “Módulo de Monitoramento”.
- Um alerta utiliza dois serviços. Um serviço de alerta para envio de notificações e geração de boletins em PDF e um serviço de visualização para publicar um alerta com legenda associada. Neste serviço de visualização é o utilizado o aplicativo Geoserver.
- Uma alerta deve ter obrigatoriamente uma legenda previamente definida e associada.
- Várias legendas podem ser definidas em um projeto.
- Uma legenda pode ser utilizada por vários alertas.
- Os níveis de alerta de uma legenda dem ser numéricos e definidos em ordem crescente de criticidade.
A Figura 4.6 mostra a área de trabalho do menu “Alertas” com a lista de alertas e legendas disponíveis. Nesta área é possível selecionar um alerta ou legenda para fazer alguma edição, criar um novo alerta ou legenda ou ainda remover uma existente. Veja a seguir as opções de manipulação.
Figura 4.6 – Módulo de Administração: lista de alertas e legendas.
Como há uma dependência entre o alerta e a legenda, descrevemos inicialmente a manipulação de legendas.
ADICIONAR UMA LEGENDA:
Para adicionar uma nova legenda é necessário ter um projeto ativo. No menu de opções selecione “Alertas” para que a lista de alertas e legendas sejam apresentadas na área de trabalho. Clique na aba “Legendas” e em seguida no botão “ + “ para adicionar nova legenda. Após preencher todos os campos utilize o botão “Salvar”. Não é permitido nomes de legendas em duplicidade, assim como os níveis da legenda e os valores devem ser definidos em ordem crescente de criticidade. Botão “Cancelar” volta à tela anterior sem salvar a legenda. Veja como adicionar uma legenda aqui.
REMOVENDO UM LEGENDA:
Para remover uma legenda de um projeto ativo clique no menu “Alertas” para apresentar a lista de legendas na área de trabalho. Clique na aba “Legendas” e na linha correspondente a legenda desejada clique em “X Remover”. Clique o botão “OK” para confirmar remoção.
Passamos a descrever os procedimento de manipulação de alertas.
ADICIONAR UM ALERTA:
Para adicionar uma novo alerta é necessário ter um projeto ativo. No menu de opções selecione “Alertas” para que a lista de alertas e legendas sejam apresentadas na área de trabalho. Clique na aba “Alertas” e em seguida no botão “ + “ para adicionar novo alerta. Após preencher todos os campos utilize o botão “Salvar”. Não é permitido nomes de alertas em duplicidade. Botão “Cancelar” volta à tela anterior sem salvar o alerta. Veja como adicionar um alerta aqui.
REMOVENDO UM ALERTA:
Para remover um alerta de um projeto ativo clique no menu “Alertas” para apresentar a lista de alertas e legendas na área de trabalho. Clique na aba “Alertas” e na linha correspondente ao alerta desejado clique em “X Remover”. Clique o botão “OK” para confirmar remoção.
EXPORTAR UM ALERTA:
Para exportar um alerta de um projeto no menu “Administração” clique “Projetos” para apresentar a lista de projetos disponíveis na área de trabalho. Na frente do nome do projeto clique em “Exportar”. Uma janela será apresentada para selecionar que itens do projeto devem ser exportados. O padrão é exportar todo conteúdo, mas se desejar abra os itens do projeto com o botão “ + “ e marque ou desmarque o item desejado. Clique o botão “Exportar” para confirmar exportação dos itens marcados.
IMPORTAR UM ALERTA:
Para importar um alerta de um projeto no menu “Administração” clique “Projetos” para apresentar a lista de projetos disponíveis na área de trabalho. Na parte superior da área de trabalho clique em “Importar” e selecione o arquivo (arquivo *.terrama2) a ser importado. Dependendo se a exportação foi realizada com todo um projeto ou parte do mesmo, teremos as duas situações na importação:
- Importar parte do conteúdo de um projeto: Se parte de um projeto foi salvo em um arquivo JSON, esta parte poderá ser adicionada em qualquer projeto existente. Neste caso, uma janela será apresentada para escolher o projeto destino (Figura 2.9), mesmo que não seja o projeto ativo. Clique o botão “Importar” para confirmar importação. Caso um item do projeto destino tenha o mesmo nome de um item a ser importado, nada será importado ou atualizado.